Deseja comprar um imóvel? Saiba como economizar dinheiro

Veja algumas dicas que podem te ajudar a realizar o sonho de comprar um imóvel novo

Você sonha em ter seu próprio imóvel? Uma considerável parcela da sociedade fica apreensiva e, por vezes, até cabisbaixa visto que não tem conhecimento de como irão conquistar esse importante anseio.

É evidente que, hoje em dia, essa ambição pode se apresentar como um tanto improvável em consequência as condições econômicas do Brasil. Contudo, esse objetivo não é impossível.

Você já ouviu falar em reserva financeira? Essa economia pode ter ajudar bastante a conquistar o sonho de adquirir um imóvel. No entanto, tenha a certeza de que o mais dificultoso ao elaborar uma reserva é inicia-la. Afinal de contas, não é sempre que sobra uma quantia de dinheiro no mês, não é? Acima de tudo, não desanime! Quando parar para pensar acerca do real motivo que você está realizando essa economia, esse ato irá valer a pena.

À vista disso, compreenda algumas dicas relevantes que podem te auxiliar na hora de montar sua reversa financeira de qualidade:

Examine as suas despesas

Na maioria dos casos, nós nem temos conhecimento de todas as nossas despesas. Só nos damos conta quando o dinheiro já acabou.

Por esse motivo, é essencial que você registre todos os seus gastos mensais ou semanais para conquistar o imóvel do seu sonho. Anote tudo, até mesmo aquela simples bala que comprou no mercadinho do bairro!

Inicie escrevendo tudo no papel todas as suas despesas, como: IPTU, contas de água e luz, compras, parcelas, etc. Registre gastos eventuais como dentista, remédios, entre outros imprevistos que podem acontecer ao longo do mês.

É possível que, com isso, você identifique gastos desnecessários e que, se você decidir extingui-los, não farão a menor falta no seu dia-a-dia. Assim, você conseguirá ter uma ideia da quantia remanescente no final do mês.

Solvendo as dívidas

O Brasil possui uma quantidade significativa de indivíduos endividados. Diversos casos de pessoas que perderam seu emprego ou que o salário não é suficiente para os gastos mensais. Consequentemente elas não pagam algumas de suas contas e assim forma uma bola de neve de dívidas.

O correto é pagar todas as suas dívidas. Pague as que têm mais juros, como cartão de crédito. Entre em contato com o seu gerente para que seja encontrada uma melhor maneira de pagá-las com juros inferiores.

Corretor de imóveis

Corretor de imóveis

Considere o que cabe no seu orçamento

Tenha uma conversa com o seu corretor de imóvel ou com a imobiliária para ter uma noção do valor das parcelas de uma propriedade que se encaixa em seu perfil.

Assim, a fim de criar uma reserva ideal, você terá de economizar uma parte do seu salário mensal. Você pode iniciar com uma pequena quantia de dinheiro por mês e ir aumentando com o tempo.

É relevante iniciar com uma parcela por mês que se encaixe no seu orçamento. Mas não se esqueça de primeiro pagar suas contas, até porque não compensa economizar em uma parte e pagar juros em outra.

Determine objetivos

Quando você estabelece objetivos, economizar se torna mais acessível. Visto que essa economia será para a realização de seu sonho.

Existem especialistas que afirmam que o certo é guardar cerca de 10% do seu pagamento mensal. No entanto, se isso não for possível para você no início, economize o que der e vá aumentando a quantia pouco a pouco.

É interessante também ter uma reserva de emergência, caso aconteça algo inesperado.

Não é tão difícil, né? Seguindo essas indicações você é capaz de elaborar uma boa reserva financeira para garantir o imóvel que tanto almeja. Seja paciente e não desista!

Author: Larissa Calixto de Amorim

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *