A importância da opção para imóveis a venda

Não é raro ver corretores anunciando imóveis a venda sem uma autorização por escrito do proprietário.

Na ânsia de captar o maior número possível de imóveis os corretores nem sempre se preocupam com esta ‘burocracia” de elaborar um contrato de autorização de intermediação. Sem contar nos proprietários que, com receio de assinar o documento, insistem naquela “quando tiver um comprador a gente põe no papel”.

Apesar de bastante freqüente estes casos não são recomendados.

O ideal é que o corretor faça a captação do imóvel com qualidade, analisando toda a documentação do imóvel e fazendo um contrato de prestação de serviços (opção de venda). É justamente neste momento da captação que o corretor tem a oportunidade de identificar se o imóvel oferecido pelo cliente merece sua atenção e dedicação.

É imprescindível que o corretor veja se não há algum impedimento para venda do imóvel pois, caso haja, ele não perca tempo e dinheiro trabalhando com um produto que não lhe trará lucro algum.

No caso do cliente não querer assinar a autorização vale ressaltar que, se desde o início já causa dificuldades em formalizar a negociação, certamente não será diferente quando tiver que pagar os honorários de corretagem (comissão).

Outro ponto importante de se fazer o contrato de autorização para intermediação é para que o corretor de imóveis não sofra penalização do CRECI.

Tais penalidades  estão previstas no artigo 20, inciso III, da Lei 6.530/78 para o corretor que “anunciar publicamente proposta de transação a que não esteja autorizado através de documento escrito”.

Vale também citar artigo 6º, inciso XV, do Código de Ética Profissional que prevê penalidades ao corretor que “aceitar incumbência de transação que esteja entregue a outro Corretor de Imóveis, sem dar-lhe prévio conhecimento, por escrito”

Por isso fica a dica a todos corretores de imóveis: faça uma captação de qualidade, analisando toda documentação do imóvel e do(s) vendedor(es) e formalizando a opção de venda .

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *