4 dicas para fazer uma boa avaliação de imóveis

É comum nos depararmos com pessoas iniciantes ou até mesmo amadoras que ingressam no mercado imobiliário sem estarem aptos. É por isso que vamos te dar dicas para fazer uma boa avaliação de imóveis.

Seja para venda ou locação, uma avaliação deve ser feita da forma mais correta possível, pois um imóvel mal avaliado pode gerar problemas nas negociações do bem.

Para ser um avaliador de imóveis é necessário ter conhecimento técnico, competência e serenidade.

Confira algumas dicas para fazer uma boa avaliação de imóveis

1- Localização do imóvel

A localização é um dos fatores mais importantes na avaliação de imóveis, segundo o perito avaliador de imóveis Evandro Correia Silva, sócio da empresa de avaliação de imóveis Nero Perícias.

A localização geográfica no contexto urbano, principalmente quanto a proximidade a comércio, serviços públicos, escolas, praças, transporte urbano, farmácias e shoppings centers valorizam e muito o imóvel; por isso estes itens devem ser observados no momento da vistoria e caracterização da região onde o mesmo está inserido.

Evandro Correia Silva perito avaliador de imoveis

Evandro Correia Silva perito avaliador de imoveis

A dica é que quando o avaliador for buscar as amostras para os cálculos dê preferência a imóveis o mais próximo do avaliando e, na falta destas, certifique-se de que as que for utilizar estejam inseridas no mesmo contexto urbano, ou seja, que sejam próximas também de serviços públicos, escolas, praças, etc.

Outra dica é utilizar o Fator Transposição para homogeneizar as amostras. Ele pode ser facilmente calculado a partir da PGV (planta genérica de valores de IPTU) do município.

 

2- Faça vistoria ao imóvel

A vistoria é imprescindível para se averiguar o padrão construtivo, a idade aparente e o estado de conservação do imóvel.

Muitas vezes não é possível ter acesso ao interior do imóvel, mas mesmo nestes casos a vistoria é importante, uma vez que é possível ver tipo de cobertura, pintura externa, padrão construtivo externo do imóvel, estado de conservação de portões, ferragens e fachada.

 

3- Número de frentes do imóvel

Outra dica importante é observar o número de frentes do imóvel. No caso de imóveis comerciais com vocação para comercial este item é muito importante. Segundo a Norma da ABNT um imóvel de esquina (com duas frentes) pode valer até 20% a mais do que um de meio de quarteirão, em bairros de densidade média de pessoas.

Há os casos de imóveis com frente para duas ruas, que podem valer até 25% a mais apenas por conta deste diferencial.

A Norma da ABNT prevê vários outros casos de homogeneização em relação ao número de frentes do imóvel, por isso vale a pena estudá-la ou consultar um perito avaliador de imóveis.

 

4- Fique atento a vocação do imóvel

Esse item é muito importante para a avaliação, pois como já comentado imóvel com vocação comercial podem ter seu valor aumentado.

Mesmo o imóvel apresentando características residenciais, ele pode estar inserido em uma região que está se tornando comercial. Isto acontece muito em bairros que vão se adensando com o tempo, com demolição de casas antigas que dão origem a condomínios residenciais verticais (grandes torres). Com maior número de pessoas em um determinado bairro cria-se a necessidade de alguns comércios e serviços, como supermercados, farmácia, padaria, açougue, etc.

Como são bairros já completamente povoados, estes comércios e serviços tem que se instalar em imóveis que antes eram residenciais, o que faz com que os mesmos se valorizem.

Por isso ficar atento a estes movimentos na hora de caracterizar a vocação do imóvel avaliando é muito importante na sua avaliação.

Estas são apenas algumas dicas na avaliação de um imóvel. Como o imóvel é um bem de um valor agregado considerável é recomendado que se contrate um perito avaliador de imóveis para esta tarefa.

Este profissional possui todo conhecimento necessário (Norma da ABNT NBR 14.653 e normas do IBAPE) para fazer uma correta avaliação do imóvel.

Author: admin

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *