Como montar uma imobiliária

Com o crescimento do mercado imobiliário, especialmente em grandes capitais como é o caso do aumento dos imóveis a venda em São Paulo, muitas pessoas começaram a pensar seriamente em abrir uma imobiliária. É um tipo de negócio que trabalha apenas com a intermediação de negócios, ou seja, eles não precisam se preocupar com a produção de um produto em si para comercialização.

Mas para conseguir montar uma imobiliária que consiga atender as necessidades dos clientes que estão procurando imóvel a venda ou para alugar é preciso ter uma série de cuidados, conhecer as leis que regem este tipo de negócio e principalmente encarar a imobiliária como uma empresa que deve ser gerenciada na sua totalidade, e não apenas forçar no negócio em si que é a intermediação de negócios.

Legislação vigente

O primeiro passo antes de pensar em abrir uma imobiliária é se informar sobre a legislação vigente que envolve este tipo de negócio. O mais apropriado para as pessoas que não possuem nenhum tipo de experiência no ramo é a contratação de uma assessoria jurídica que poderá guiar o empresário durante todo o processo.

Habilitação

Outra providencia fundamental que deve ser tomada por qualquer pessoa que esteja pensando em abrir uma imobiliária é conseguir uma habilitação necessária para atuar no mercado de imóveis. O dono ou responsável pela empresa deve possuir o título de Técnico em Transações Imobiliárias e deve ser inscrito no Conselho Regional de Corretores da região onde a empresa pretende atuar.

Outras providências

Como toda empresa, será necessário que o empreendedor tenha um plano de negócios para conseguir entender melhor como vai funcionar a evolução da sua própria empresa. O planejamento é fundamental nos momentos iniciais da empresa, e entidades como o Sebrae podem ajudar os empresários que estão entrando agora no mundo do empreendedorismo.

Ima imobiliária também vai precisar de um escritório, móveis, equipamentos (que na maioria dos casos são apenas computadores), um sistema de gerenciamento (que pode ser comprado ou encontrado gratuitamente na internet em versões limitadas), e pessoas que serão responsáveis pelos atendimentos.
A partir desta estrutura os empresários já podem partir para a captação de clientes, conseguindo pessoas que queiram vender ou alugar seus imóveis com a intermediação da sua imobiliária.

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