Entenda o que é INCC

Descubra o que é esse índice e como ele é aplicado na prática

Se você está em busca de um imóvel novo e já está realizando todo o sistema de aquisição, provavelmente se deparou com diversas taxas, tipos de escrituras, entre vários outros fatores envolvidos. Entre esses vários elementos, a sigla INCC é a que mais gera um impacto significativo em relação ao preço da propriedade em que se tem a intenção de financiar, dado que é empregado no reajuste das parcelas no decorrer da obra.

Mas, afinal de contas, o que é o INCC? A sigla INCC expressa o Índice Nacional de Custo de Construção.

Tal índice mensura a alteração dos preços de mão-de-obra, materiais de construção e de matéria-prima durante todo o processo de obra civil. É contado por mês pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e utilizado como suporte para o ajustamento do preço de propriedades habitacionais em construção, já que o preço desses aspectos é alterado durante a preparação dos imóveis.

O INCC é executado em situações que existe financiamento dos imóveis à venda em construção. Caso o adquirente escolha o pagamento à vista, não será cobrado o reajuste. Por outro lado para aqueles que preferiram uma entrada e o financiamento do montante remanescente, o índice será incluído no valor restante. Sendo assim, a quantia final não será a mesma do contrato. Por conseguinte, é relevante que você fique atento nesse tópico para que não seja surpreendido.

Como é calculado

É fundamentado na média ponderada de informações acolhidas das cidades estudadas – sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre; tornando-se um arranjo de um conjunto de valores junto a um de pesos.

Dentre os elementos que influenciam no valor do índice, o consumo de materiais é classificado em três classes: acabamentos, estruturais e equipamentos. Esses valores são captados por intermédio de orçamentos extensivos de organizações de engenharia.

Sua origem

O INCC teve sua interpretação inicial em 1950, denominada de Índice de Custos de Construção (ICC) e conduzia somente o custo da cidade do Rio de Janeiro. Após 35 anos, a atuação econômica se dispersou e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vagar, FGV-IBRE, começou a escoltar os gastos de obras em outras localizações, e junto à evolução tecnológica, introduziu o consumo de outros produtos que foram colocados no mercado.

Apartamento

Apartamento

Como o índice afeta as parcelas

A partir do momento que um imóvel é financiado na planta, não está sendo adquirido somente uma casa ou um apartamento, mas também a edificação desse negócio.

Tal construção está submetida a modificações de custos dos equipamentos utilizados e, por conta disso, o índice é empregado a fim de reajustar o valor devedor no decorrer desse processo.

É importante destacar que o INCC não é um juros e nem deve ser apurado como tal. Esse índice apenas alinha o montante que resta para ajustá-lo as alterações dos gastos relacionados à obra.

Agora que você já sabe o que é INCC e como é realizado, é importante ficar atento para não ter imprevistos, visto que o índice é efetivado até a finalização de construção.

Author: Larissa Calixto de Amorim

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *